terça-feira, 2 de outubro de 2007

PORQUE É QUE SE COMUNICA TANTO EM NUTRIÇÃO?


Comunicar é um acto inerente à condição humana e fazê-lo sobre alimentação também terá sido primordial. Desde sempre, o Homem ligou a refeição e os alimentos a áreas tão variadas quanto a religião, a política, a economia, o bem-estar e a saúde. Entretanto, com o nascer e evoluir do conhecimento científico, certas razões, como a religião, perderam peso, enquanto outras, como o bem-estar, ganharam relevo.

Assim sendo, porque é que hoje se comunica tanto em nutrição?

Com o avanço da ciência, mostrou-se cada vez mais evidente a relação entre saúde e uma alimentação equilibrada. E, uma vez que a preocupação com a saúde, longevidade e qualidade de vida por parte das pessoas tem vindo a aumentar, tornou-se imperativo falar sobre nutrição.
Revistas femininas enchem-se de testes que avaliam a alimentação da leitora, jornais criam secções exclusivas para a saúde e a alimentação, navegando pela Internet encontramos inúmeros blogs em que participam pessoas com um interesse comum e no supermercado deparamo-nos com casais empenhados em escolher as bolachas com mais fibra e ómega-3, menos colesterol e açúcar, muitas vezes sem saber exactamente que benefícios isso traz…
E se pensarmos bem, cada vez mais a comunicação em nutrição é feita por marcas de produtos alimentares na própria embalagem ou através dos meios de comunicação que, com o objectivo de vender, acabam por passar ao consumidor uma informação valiosa. Por exemplo, embalagens de cereais explicam que a ingestão de fibra promove o trânsito intestinal e pode diminuir o colesterol.

Escrevemos aqui acerca da importância de comunicar sobre nutrição… Mas não nos podemos esquecer que a alimentação serve de pretexto para a comunicação! Quantas vezes não combinámos um jantar com os amigos só para pôr a conversa em dia…!

2 comentários:

Cátia Luís disse...

É importante cada vez mais distinguir entre informação e markting e para isso é necessário que existam espaços como este em que se debate a comunicação no ambito da nutrição. Parabéns pelo blog!

Carla / Lisa disse...

Realmente a maior percentagem da informação obtida pela população em geral, advém da publicidade exercida pela televisão, revistas e inclusivé na própria embalagem dos produtos comercializados. Dai que, nem toda a informação se baseie em conhecimentos cientifícos, pelo contrário podera ser influenciada por interesses comerciais.
Parabens. Continuem!