segunda-feira, 22 de outubro de 2007

COMO SE POSICIONA O NUTRICIONISTA QUE COMUNICA SOBRE CIÊNCIA?

«Juramento do Nutricionista
(…) ao exercer a profissão de Nutricionista, o farei (…) valendo-me da ciência da nutrição, (…). Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. (…)»
Um dos deveres do Nutricionista é melhorar a alimentação e saúde da população.
Para tal, e como é sugerido no Juramento do Nutricionista, este vale-se do conhecimento científico para, comunicando-o de forma simplificada, cumprir este dever. Aparentemente, o conhecimento basta. No entanto,
o Nutricionista não pode alhear a sua actuação profissional da moral, da ética e das realidades política, social, económica e ambiental do grupo, região ou país em que está inserido.
De facto, a posição do nutricionista que comunica sobre ciência deveria aliar todos estes factores, o que nem sempre é possível!
Vejamos o exemplo do arroz dourado, geneticamente modificado que veio reduzir a morte e cegueira em países em vias desenvolvimento. Mas receia-se que as empresas se aproveitem do sucesso deste produto para lucrar com o desenvolvimento de outros desnecessários.
E se fosse o Nutricionista... Que posição tomava?

1 comentário:

Teresa, Maria, Joana disse...

Boa ideia em terem postado este juramento do nutricionista para muitos desconhecido. É de realçar a importância deste mesmo.